Por ampla maioria, colegiado da Fetrafi-RS indica aprovação da proposta da Fenaban e de renovação dos ACTs do Banco do Brasil, Caixa e Banrisul.
A proposta nacional prevê reajuste de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.
O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro.
Entre as conquistas sociais estão o abono de ausência para conserto ou reparo de próteses aos trabalhadores com deficiência; iniciativas de requalificação para que os trabalhadores se adaptem às mudanças tecnológicas, com ênfase às mulheres; e Censo da Diversidade.
A rodada de assembleias acontece nesta quarta (04/09), presenciais ou virtuais. Confira o formato de votação nas publicações do seu sindicato.
"Arrancamos uma proposta que mantém a nossa convenção coletiva e prevê reajustes acima da inflação para 2024 e 2025. Sabemos que está aquém do que os Bancos podem pagar, diante da alta lucratividade que esse setor tem no Brasil. Mas estava em jogo também a manutenção da nossa CCT, questão fundamental para a categoria, pois trata-se de um conjunto de conquistas históricas", avalia o diretor da Comunicação da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo.
Assista
>> Juberlei Barcelo - diretor da Fetrafi-RS
>> Sabrina Muniz (Caixa) - diretora do SindBancários Poa e Região
>> Priscila Aguirres (BB) - diretora da Fetrafi-RS
>> Banrisul