Banco procurou os representantes dos funcionários para negociações. Tratativas começarão em janeiro de 2025
Nesta sexta-feira (20/12), a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul esteve reunida com representantes do Banco pela plataforma Zoom. Os negociadores apresentaram a intenção do Banrisul de redução de jornada de parte dos comissionados para 6 horas e de reestruturação de cargos, agências e Direção Geral. Ficou definida que será aberta uma mesa de negociação após as festas de fim de ano, nos primeiros dias de janeiro, para aprofundamento do debate.
O movimento do Banco, de procurar os representantes dos funcionários para debater a reestruturação, foi percebido como positivo pela COE, pois a gestão anterior tentou impor um Plano de Cargos, Funções e Salários sem debater com o movimento sindical, o que foi mediado no Ministério Público do Trabalho e revertido posteriormente em assembleia dos banrisulenses e assinatura de um Acordo Coletivo. Além disso, a Comissão frisou que a discussão de redução de jornada sem redução de salário é um antiga luta dos trabalhadores.
Assim, a COE deixou claro as seguintes premissas para início da negociação:
- não reduzir salários e direitos;
- conquista da jornada de 6h;
- transparência na negociação;
- continuidade da negociação em mesa, com os representantes dos trabalhadores.
Por fim, os participantes da reunião avaliaram as negociações que foram feitas ao longo do ano. Pontuaram o ano de desafios, principalmente com a enchente de maio e a campanha salarial, mas que, por fim, resultaram em benefícios para os banrisulenses, tanto na renovação do Acordo Coletivo de Trabalho, quanto nos acordos de Teletrabalho e Ponto Eletrônico aprovados nas Assembleias desta quinta-feira (19/12).
Fonte: SindBancários Poa e Região