Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Bancários | 05/05/2025
Contraf-CUT lança linha do tempo de conquistas da categoria bancária

A Confederação Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), lança neste 1ª de Maio – Dia Internacional dos Trabalhadores – uma linha do tempo com o histórico de conquistas da categoria.

O objetivo do material é para que todos e todas nunca nos esqueçamos que vale alimentação, vale transporte, 13º salário, jornada de trabalho de seis horas, participação nos lucros e resultados (PLR), licença maternidade, licença paternidade e tantas outras conquistas só existem por causa da mobilização dos trabalhadores.

Ter conhecimento de que foram às mãos dos trabalhadores que permitiram a existência desses direitos é fundamental para a defesa dos direitos trabalhistas e obter novos  avanços. Consciência de que é a luta do passado que nos trouxe as condições atuais, nos permite não poder de vista que a unidade da classe trabalhadora foi e continua fundamental para escrevermos um futuro melhor e mais justo para todas e todos.

Conhecimento é poder

Esquecer da história é correr o risco de perder direitos. A história da classe trabalha bancária é a mesma de todas as demais categorias e atravessa a luta de classes.

Luta de classes não é uma mera teoria, mas um conceito que nós conhecemos na prática: a tensão entre a concentração de recursos financeiros nas mãos de poucos e os trabalhadores, que vendem a sua mão de obra. É por isso que o papel do movimento sindical trabalhista é fundamental, porque a união da categoria nos permite conquistar, defender e organizar os interesses da classe trabalhadora nesse conflito.

A seguir, a linha de conquistas das bancárias e bancários, desde 1985, em vídeo. Nós próximos dias o materíal será divulgado em forma de imagem completa, em nosso site:
 

 

OUTRAS MATÉRIAS
#LUCRODOSBANCOS | 05/05/2025
Lucro do Santander cresce 27,8% no 1º trimestre de 2025
Mesmo assim, Banco fecha agências e reduz postos de trabalho.
Caixa Econômica Federal | 05/05/2025
CEE/Caixa inicia debate sobre calendário para o 40º Conecef
Evento será em São Paulo, dias 21 e 22 de agosto. Eixos propostos são Saúde Caixa, condições de trabalho e futuro da carreira, Funcef e defesa da Caixa, com organização do movimento comum a todos os grupos temáticos
Caixa Econômica Federal | 05/05/2025
Prorrogadas mudanças do programa Teia, da Caixa, para 30 de maio
Decisão foi tomada após intervenção do movimento sindical, que ressalta importância da participação dos empregados no debate; equipes serão ouvidas pela gestão do banco